Voltar

06/05/2013 - ACP quer financiar ideias inovadoras

A Associação Comercial do Paraná (ACP) vai lançar na próxima semana um instituto de inovação. A ideia é reunir e transformar em realidade inovações que ainda não saíram do papel. Para isso, vai ser formado um conselho com a participação de 30 entidades, entre associados, pesquisadores, inventores e governo.

O coordenador do Insti¬tuto ACP para Inovação, Eduardo Aichinger, conta que a proposta é fazer um fórum permanente de discussão de tendências inovadoras. “Queremos criar um espaço de discussão constante, para exercer liderança na sociedade. Inovar em processos e metodologia de gestão. Desenvolver idéias novas, como produtos e serviços, para agregar valor e beneficiar os 10 mil associados e a sociedade”, afirma o coordenador.

Depois da criação os integrantes do fórum devem fazer um primeiro encontro para definir a forma de atuação. A ACP não quis adiantar detalhes sobre projetos que estão na fila para analise, mas um exemplo seria uma invenção, ainda não patrocinada, que facilita o processo de destilação e purificação da água. “Precisamos analisar se a ideia, transformada em ação, vai gerar valor, senão não vale”, explica o coordenador.

O projeto foi inspirado na Lei da Inovação, que oferece benefícios e cria mecanismos de cooperação entre universidades e os setores público e privado para pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico. A lei federal foi regulamentada pelo governo do estado em fevereiro e obriga a destinação de 2% do orçamento local para projetos inovadores. Só este ano estarão disponíveis, pelo governo federal, R$ 34 bilhões, e R$ 300 milhões pela via estadual.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

Voltar

(41) 3322-4811
(41) 8830-3311

sercopar@sercopar.com.br