Voltar

27/01/2014 - Com 94% das lavouras em boas condições, PR espera safra recorde

Clima bom está colaborando para o preenchimento dos grãos de soja

As condições climáticas ideias para agricultura em todo o Paraná estão contribuindo para boa formação dos grãos de soja. De acordo com relatório divulgado na última terça-feira (21) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 94% das lavouras estão em condições boas e apenas 6% regulares.

“Se continuar caminhando assim, a safra deve ser boa”, afirmou o economista do Deral Marcelo Garrido.

Ainda de acordo com o documento da entidade, 16% das lavouras no estado estão no estado de maturação, 54% seguem em frutificação, 25% em floração e apenas 5% em desenvolvimento vegetativo.

Desta forma, a safra2013/14 no Paraná, segundo principal produtor de oleaginosa, atrás do Mato Grosso, será recorde. Segundo estimativa da Seab, a colheita de verão deve render 16,46 milhões de toneladas, crescimento de 4% em relação à temporada anterior.

O Deral planeja divulgar uma nova projeção de safra no dia 30 de janeiro, mas provavelmente sem alterações importantes nos números

A previsão da safra de soja da Expedição Safra Gazeta do Povo é um pouco mais otimista do que a do Deral. A estimativa da equipe técnico-jornalística é de que os campos paranaenses rendam 16,97 milhões de toneladas de soja, 5,1% maior em comparação a safra 2012/13.

O relatório do Deral aponta que 1% da área de soja no estado já começou a ser colhida. Na próxima semana, uma equipe do projeto começa a percorrer o Paraná para acompanhar de perto a produtividade de cada região. Em seguida, a Expedição Safra segue para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Voltar

(41) 3322-4811
(41) 8830-3311

sercopar@sercopar.com.br