Voltar

22/10/2014 - Dia Mundial da Alimentação Saudável: Curitiba recebe 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Evento promovido pelo SERCOPAR – Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas e Alimentação Escolar do Paraná aconteceu nesta quinta-feira (16/10) na Capital do Paraná



Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira (16/10) - Dia Mundial da Alimentação Saudável - do 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade. O evento, que aconteceu no Hotel Mabu – CIC, é promovido pelo SERCOPAR e neste ano contou com o apoio da FENERC, ABERC e SIERC RS/SC.

O Presidente do SERCOPAR, Carlos Humberto de Souza, fez questão de falar sobre a escolha dos assuntos que o SENARC trouxe aos participantes. “Dividimos este evento para engajar todos os colaboradores deste mercado, desde os gestores administrativos, técnicos até os operacionais. Mostrar novidades e tendências, falar de mão de obra, economia e captação de negócios é tão importante quanto abordar questões relacionadas à prática, manipulação dos alimentos e a saúde do nosso consumidor, que certamente é o ponto principal do nosso evento. Foi muito produtivo e importante para o mercado”.

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Rui Souza, Vice Prefeito de Araucária, marcou presença e falou da importância dos serviços de terceirização da alimentação escolar para o município, que é a terceira maior arrecadação do estado do Paraná. “Nossa cidade tem uma grande parceria com a Risotolândia. São mais de 20 mil refeições para os alunos da rede todos os dias, dando a eles condições para que estudem e se desenvolvam, criando hábitos saudáveis de alimentação desde cedo. Este evento não é apenas importante para discorrer a importância da alimentação saudável, mas principalmente para mostrar a nós gestores públicos os grandes desafios que temos no dia-a-dia e as soluções que venham a contribuir com a efetividade e a qualidade dos serviços que prestamos aos cidadãos”, disse Rui.

Rogerio Costa Vieira, Presidente da FENERC, ressaltou o crescimento do setor de refeições coletivas. “Todos nós temos uma obrigação social no que se refere à terceirização da alimentação. Empregamos cerca de 260 mil brasileiros neste mercado e, apesar do crescimento, ainda temos muita dificuldade na captação de mão de obra, por exemplo. Precisamos tornar nossa atividade ainda mais conhecida e valorizada, promovendo eventos como o SENARC”, disse.

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Mostra de produtos e serviços

Além da programação de palestras, o público do SENARC pode conhecer produtos e serviços de empresas do setor de refeições coletivas e produtores rurais. A Risotolândia, que fornece alimentação para escolas públicas do Paraná e Santa Catarina, mostrou seus projetos de educação nutricional para crianças e fez distribuição de mudas de alface. A Red Frutas, que tem box na Ceasa Curitiba, trouxe para o evento uma grande variedade de frutas nacionais e importadas. Claudio Leschnhak, produto rural, trouxe parte da sua produção para o Seminário.

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Marcas como Risa Restaurantes Empresariais, AlffaInox, Batatão, Banaze, Ruliwi, Schulz Alimentos, Grupo Prato Feito, Villare, Monteiro & Martins, Sul do Leste, Instituto Racine, Brassuco, Edvino Valenga, Bonny, Araújo Martins e Helio Ribas Machado, também estavam presentes.

Palestras

A primeira palestra foi com Enzo Donna, sobre “Como preparar sua empresa para capturar negócios no mercado de alimentação”. Enzo é formado em Administração de Empresas (Chile) e tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA/USP. É sócio-diretor da ECD Consultoria em Food Service, que há 11 anos faz pesquisas no mercado de Food Service e consultoria na área comercial, dispondo do maior banco de informações sobre este mercado. Enzo falou sobre os fatores macro econômicos que impactam diretamente no mercado de alimentação fora do lar, citando a inflação, renda, emprego, crédito e PIB como os principais deles.

Bernt Entschev, 4º melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH, foi o segundo palestrante e abordou o tema “Gestão de Mão de Obra e Valorização”. Para ele, um dos grandes desafios do segmento de alimentação para o futuro é a busca pelo aumento da produtividade. “Percebemos uma grande dificuldade para conseguir pessoas para trabalhar e essa é uma realidade de muitos setores que precisam de trabalham braçal. Precisamos de alternativas para aumentar a produtividade, ficar atento ao perfil do trabalhador, motivação da equipe e, principalmente, ter um bom relacionamento com os clientes, que estão cada vez menos tolerantes ao erro”, afirma Bernt. Segundo Bernet, fornecedores de qualidade, gestão de processos, manutenção da qualidade e superação das expectativas do cliente são inovações que este mercado exige.

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

O Chef Alessandre Bressanelli, do Centro Europeu, palestrou sobre “Gastronomia e Alimentação Saudável”, mostrando que se alimentar bem e de forma saudável é sim possível. “Buscar novas tendências e estudar é fundamental. Podemos criar novas receitas todos os dias, surpreender pelo paladar, sempre respeitando os nutrientes de cada alimento”. Bressaneli é membro da ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e também da Federazione Italiana Cuochi, atuando como consultor para restaurantes e cozinhas profissionais.

Dia Mundial da Alimentação Saudável: 2º Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade

Após o almoço, os participantes acompanharam a palestra de Ivone Morimoto sobre “Nutrição, Saúde e Longevidade: aspectos importantes da infância à melhor idade”. Ivone é nutricionista, tem mestrado em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade e Produtividade. Atualmente é professora adjunta do curso de graduação em Nutrição da PUCPR e membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Saúde e Biociências – PUCPR. “Um dos grandes desafios é agradar o paladar de todos e produzir a aproximação com alimentos saudáveis. Cabe a nós o conhecimento de cada grupo alimentar, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Precisamos ir além de alimentar, nosso foco não é apenas a qualidade, mas principalmente a saúde e a satisfação dos consumidores”.

Magda Cruz, nutricionista do Centro de Videolaparoscopia do Paraná, professora da PUCPR e coordenadora do curso de especialização em nutrição clínica funcional e fitoterapia da PUCPR, ficou responsável por abordar a “Nutrição Funcional: a dieta promovendo a saúde”. Para ela, o princípio básico da nutrição funcional é a individualidade bioquímica, o equilíbrio nutricional, a biodisponibilidade dos nutrientes e a busca pela causa do problema. “É cada vez maior o número de pessoas que têm alguma patologia que requer cuidados alimentares. O papel de promover dietas a favor da saúde é fundamental para a qualidade de vida dos nossos consumidores. A nutrição funcional tem papel muito importante no setor de refeições para a coletividade e precisamos sempre nos atualizar a favor do desenvolvimento de todos”, disse.

Após o evento, o SERCOPAR realizou sorteios de brindes que foram enviados pelos patrocinadores do evento, entre eles cestas de verduras, legumes e frutas e cursos EAD do Instituto Racine.

Próximo evento

A terceira edição do SENARC – Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade, acontecerá na primeira quinzena de outubro de 2015. As informações sobre local e data serão divulgadas no site do SERCOPAR.

Voltar

(41) 3322-4811
(41) 8830-3311

sercopar@sercopar.com.br