A Nestlé comunicou nesta quarta-feira que criou uma solução para reduzir em até 40% o volume de açúcares nos seus produtos. Trata-se de um açúcar de dissolução rápida, que será usado a partir de 2018 pela empresa.
"Com esta inovação, a empresa estima reduzir o açúcar total em até 40% de seu portfolio de produtos, resultando numa maneira completamente nova de usar um ingrediente tradicional e natural", declara Stefan Catsicas, vice-presidente executivo de tecnologia, pesquisa & desenvolvimento da Nestlé.
Nestlé lançou smoothie de arroz de uva, beterraba e gengibre, além do sabor amora e maracujá. Empresa também apresentou o Nescau sem lactose (Foto: Karina Trevizan/G1)
Segundo a Nestlé, os sabores dos produtos serão mantidos. Os primeiros a receber a mudança serão os produtos de confeitaria.
As mudanças são feitas em meio a pressões cada vez maiores pela inclusão de ingredientes mais saudáveis nos produtos. Uma pesquida do instituto Wash (Ação Global sobre Sal e Açúcar, em português) divulgada nesta semana mostra que a maioria dos cerais matinais tem índice de açúcar acima do recomendado, especialmente para crianças.
Há diversas pesquisas que relacionam o açúcar em excesso a doenças como câncer e problemas cardíacos.
A Nestlé disse que a iniciativa é uma entre várias que visam a corte de açúcar, gordura saturada e sal nos seus produtos. Segundo a Nestlé, no Brasil, 79 produtos tiveram alguma melhoria nutricional em 2015, número que chega a 8.041 no mundo.
Ao todo, a empresa investiu R$ 1,7 bilhão em pesquisas na área de alimentos e bebidas e conseguiu 292 patentes com suas descobertas tecnológicas.